Um em cada 20 computadores em todo o mundo está infectado

22 abr 2013

Segundo dados obtidos através do Kaspersky Security Scan, a ferramenta gratuita de verificação de malware da Kaspersky Lab que reúne estatísticas de segurança, cerca de 5% dos equipamentos informáticas domésticos estão infectados, incluindo os que têm programas antivírus instalados. Mas, se contabilizados apenas os equipamentos que não têm instalada qualquer solução de segurança, os números pioram e atingem 13% das máquinas verificadas.

De acordo com Eugene Kaspersky, CEO da Kaspersky Lab, “algumas estimativas apontam para a existência de 1.500 a 2.000 milhões de equipamentos (PCs) no mundo. Como o número de computadores Linux ou outras plataformas diferentes do Windows não é muito significativo, não entram nesta estimativa. Uma parte destes computadores pertence a grandes entidades onde o uso de software é muito estrito e também não os contabilizámos. As nossas estatísticas reduzem-se, assim, aos equipamentos domésticos e computadores de pequenas empresas. Estes representam pelo menos dois terços dos PCs de todo o mundo. Estamos a falar de 1.000 milhões de equipamentos, dos quais 5% (um em cada vinte) estão infectados. Isto representa 50 milhões de computadores infectados”.

Qual a conclusão a tirar? Pouco animadora, diz Eugene Kaspersky

Uma solução de segurança não protege a 100%, mas é incrível que um em cada vinte computadores, incluindo os que dispõem de software de segurança instalado, esteja infectado. O único aspecto positivo é que os computadores infectados, sem software de segurança, são o triplo deste número. É evidente que a qualidade das soluções de segurança não é sempre a mesma e, portanto, o nível de defesa difere de um produto para outro. É sempre necessário instalar nos equipamentos um software de segurança de qualidade e sempre actualizado.

Para comprovar o estado do seu PC, a Kaspersky Lab permite descarregar o Kaspersky Security Scan e analisar o computador de forma gratuita e muito simples.
Para aceder ao post do Eugene Kaspersky completo: http://eugene.kaspersky.com/2013/03/25/one-in-twenty-is-the-sad-truth/

Se necessitar de mais informação, pode aceder à nossa sala de imprensa online, o Kaspersky Lab Newsroom Portugal (http://newsroom.kaspersky.eu/pt/), disponível para todos os jornalistas. A sala de imprensa está desenhada explicitamente para facilitar aos jornalistas a localização de informação de produto e corporativa, notícias e dados, artigos, imagens, vídeos e ficheiros de áudio.