Kaspersky Security for Mobile protege dispositivos móveis nas empresas e prepara-as para o BYOD

26 fev

O número de programas maliciosos para a plataforma Android em 2012 superou os 305 milhares. Em Janeiro de 2012 foram detectadas apenas 5.889 amostras, mas em Dezembro este número chegava já aos 43.262.

44% das ameaças detectadas em Dezembro de 2012 eram Trojans backdoor cujo objectivo era aceder e tomar o controlo do dispositivo, sendo que outros 40% esvaziavam a conta do utilizador com o envio de SMS de valor acrescentado

Os dados contidos nos smartphones são um alvo prioritário para os cibercriminosos de perfil altamente profissional, responsáveis pelos ciberataques mais sofisticados contra governos e empresas

Lisboa, 26 de Fevereiro de 2013 – A Kaspersky Lab apresentou hoje a sua última solução de segurança para dispositivos móveis, o Kaspersky Security for Mobile, durante a mesa redonda celebrada no Mobile World Congress, dedicada à segurança móvel no meio empresarial. No maior evento anual da indústria da telefonia móvel, a Kaspersky Lab debateu a necessidade que as empresas têm de proteger os seus dados numa altura em que os smartphones ganham terreno ao computador portátil, como peça imprescindível nas equipas profissionais das empresas.

As ameaças dirigidas a dispositivos móveis continuam a crescer a um ritmo vertiginoso. O número de programas maliciosos para a plataforma em 2012 superou os 305 milhares. Em Janeiro de 2012 foram registadas apenas 5.889 amostras, mas em Dezembro a cifra já ascendia aos 43.262, sendo que 44% das ameaças detectadas nesse mesmo mês de Dezembro eram Trojans backdoor, cujo objectivo era aceder e tomar o controlo do dispositivo. Outros 40% tinham por missão desfalcar a conta do utilizador, com o envio de SMS de valor acrescentado.

Para as empresas os ataques altamente sofisticados, como o “Outubro Vermelho”, que roubou informação e dados armazenados em dispositivos móveis, são ainda mais alarmantes. Denis Maslennikov, analista sénior de malware da Kaspersky Lab, afirma: "Estamos a observar duas tendências chave na segurança móvel. Em primeiro lugar, o cibercrime móvel tem-se internacionalizado. Em segundo lugar, temos agora provas de que os dados do dispositivo móvel são um alvo preferencial dos cibercriminosos altamente profissionais responsáveis pelas operações mais sofisticadas contra governos e empresas".

O roubo de dispositivos móveis é tão perigoso como os ataques de malware no meio empresarial moderno. Outra tendência é a generalização do fenómeno BYOD, que muitas empresas vêem como uma mistura confusa de riscos e benefícios e que represente um desafio adicional para conseguir dar a protecção adequada aos dados corporativos que reside em dispositivos pessoais.

De acordo com a Gartner Inc., "a mobilidade e o BYOD foram as principais prioridades para a maioria das organizações em 2012. Uma série de novos desafios de TI, da segurança ao cumprimento de políticas, passando pela gestão de custos e pela gestão do capital humano, tem feito com que as organizações se vejam muitas vezes obrigadas a investir em produtos e serviços de MDM para fazer cumprir as políticas, regular os comportamentos, conter os custos e gerir os riscos através de plataformas de dispositivos”.

O Kaspersky Security 10 for Mobile Devices em conjunto com o Kaspersky Mobile Device Management já está disponível. Esta solução melhorada para proteger os dados empresariais móveis pode ser adquirida em separado ou combinada com as outras soluções de segurança empresarial que fazem parte do novo Kaspersky Endpoint Security para a gama de produtos corporate.

Konstantin Voronkov, director de gestão de Produtos da Kaspersky Lab, sustenta: "Baseando-se na forte experiência de Kaspersky Lab em protecção anti-malware para plataformas móveis, esta solução acrescenta características únicas que ajudam a integrar os dispositivos móveis no plano de segurança da empresa. A capacidade de gerir dispositivos de forma centralizada, proteger os dados confidenciais de negócio residentes nos smartphones e tablets com iOS, Android, Windows Phone, Blackberry e Symbian, faz com que o Kaspersky Mobile Security seja uma das soluções líderes no mercado”.

Segundo um estudo recente, realizado pela Kaspersky Lab em colaboração com a B2B International em 2012, a maioria das empresas ainda não reagiu aos perigos da disseminação de dispositivos móveis não protegidos com acesso aos dados corporativos nas empresas. Os resultados do estudo mostram que 34% das empresas não utilizam soluções de gestão de dispositivos móveis e que só 29% dos profissionais inquiridos implementaram nas suas organizações tecnologia de segurança móvel.

Para mais informação:

Whitepaper on Mobile Device Management technology from Kaspersky Lab

More on Kaspersky Lab’s business security solutions

Se necessitar de mais informação, pode aceder à nossa sala de imprensa online, o Kaspersky Lab Newsroom Portugal (http://newsroom.kaspersky.eu/pt/), disponível para todos os jornalistas. A sala de imprensa está desenhada explicitamente para facilitar aos jornalistas a localização de informação de produto e corporativa, notícias e dados, artigos, imagens, vídeos e ficheiros de áudio.