Parabéns! Acaba de ganhar… a face oculta da lotaria online

03 fev 2012

São muitas as mensagens que os utilizadores recebem no seu correio electrónico a anunciar que ganharam uma lotaria. Estas boas notícias costumam chegar sempre da mesma forma: o “vencedor” é avisado que ganhou uma generosa soma de dinheiro numa determinada lotaria e convidado a contactar um representante do sorteio para poder receber o seu prémio. Até pode soar tentador, mas infelizmente não passa de mais uma ciber-fraude através de spam.

Maria Rubinstein, analista da Kaspersky Lab, adverte para o perigo destes e-mails: “Para poder receber o prémio, pedem ao vencedor que envie dinheiro por questões processuais, montante que pode ir das centenas aos vários milhares de dólares, para uma determinada conta. Aparentemente este dinheiro é para cobrir despesas de transferência, comissões, impostos, despesas para abrir uma conta bancária, etc. Ao ‘afortunado vencedor’ esta soma pode parecer insignificante em comparação com a que acaba de ganhar”.

Deve estar sempre alerta para evitar ser vítima dos ciber-burlões O problema surge quando os burlões recebem os seus honorários, desaparecendo logo em seguida, sem que a vítima do esquema possa fazer seja o que for para os encontrar.

Existe uma série de sinais reveladores da existência de fraude nestes esquemas por email:

• Lembre-se que não é possível ganhar um prémio em numerário numa lotaria em que nunca participou.
  • Não confie em mensagens com tradução automática nem nas que apresentam erros gramaticais óbvios.
  • Verifique sempre o endereço do remetente. As organizações legítimas de lotaria não enviam mensagens a partir de serviços gratuitos de email.
  • Se acha que a mensagem recebida não é uma fraude, comprove a informação nela contida.

Use os motores de busca para localizar o nome da lotaria, dos remetentes e seus números de telefone. Entre os resultados encontrará comentários detalhados.

"Segundo as estatísticas da Kaspersky Lab, as notificações de lotarias falsas são responsáveis por até 3% de todo o spam, percentagem que se traduz em milhares de mensagens de correio electrónico por mês. Para evitar ser vítima dos ciber-burlões, deve estar sempre alerta e proteger os seus dispositivos e computadores com soluções de segurança", conclui Rubinstein.

Para aceder ao artigo completo: http://www.securelist.com/en/threats/spam?chapter=92

Acerca da Kaspersky Lab:

Kaspersky Lab é a maior companhia antivírus da Europa. A Kaspersky Lab proporciona uma das protecções mais imediatas do mundo contra ameaças à segurança informática, incluindo vírus, spyware, crimeware, hackers, phishing e correio spam. A companhia está entre os quatro primeiros fabricantes mundiais de soluções de segurança informática para utilizadores finais. Os produtos e soluções da Kaspersky Lab proporcionam um dos tempos de resposta mais rápidos e níveis de detecção mais elevados da indústria, tanto para utilizadores particulares, pequenas e médias empresas e grandes corporações, como para ou ambiente informático móvel. A tecnologia da Kaspersky® também está incluída em produtos e serviços de outros criadores de soluções de segurança líderes da indústria informática. Leia mais na nossa página www.kaspersky.pt. Para conhecer as últimas novidades em antivírus, antispyware e outros aspectos e tendências em segurança informática, visite www.securelist.com.