Hackers brasileiros mostram perfil empreendedor e criam escola para formar novos cibercriminosos

23 jan 2012

A Kaspersky Lab acaba de descobrir que, com o propósito de ajudar novos potenciais cibercriminosos a fazer carreira, alguns hackers brasileiros estão a oferecer cursos de formação pagos, tanto em versão online como presencial.

A criação desta escola de cibercrime no Brasil tem como objectivo oferecer os conhecimentos e capacidades técnicas necessários para que os hackers possam dar início a uma carreira de sucesso no mundo do cibercrime.

Fabio Assolini, analista da Kaspersky Lab, denuncia a existência de algumas páginas web dedicadas à venda destes cursos e à promoção desta "escola" de cibercrime, como a que pode ser aqui, demonstrando inequivocamente a necessidade premente de endurecer a legislação vigente em muitos países no que se refere a delitos informáticos.

Entre as ofertas que aparecem nos sites, destacam-se algumas como “How to be a Banker”, “Kit Spammer” ou “How to be a Defacer”.

Escola de Hackers

Cada curso é apresentado de uma forma bastante profissional, semelhante á utilizada para serviços legítimos, onde são descritos ao pormenor as acções de formação:

Escola de Hackers

Em determinado momento, pode ler-se no site: "Este curso destina-se a pessoas que fazem transacções online. Saiba como os crackers tomam o controlo de equipamentos de empresas ou particulares, de perfis de redes sociais, o uso de fontes (de Trojans), a forma de manipular os plugins de segurança instalados nos navegadores Internet Explorer, Firefox, Chrome, Avant, Opera. Como o spam ajuda a capturar novas vítimas… "

Oferecem ainda um curso específico para spammers, com o qual podem aprender-se todas as técnicas necessárias e que oferece um presente especial: uma lista que contém 60 milhões de endereços de correio electrónico para começar a enviar spam de imediato:

Escola de Hackers

Para ver o artigo completo: http://www.securelist.com/en/blog/208193337/A_School_for_Cybercrime_How_to_Become_a_Black_Hat.