Como evitar tornar-se uma ”Christina Hendricks”

05 mar 2012

Scarlett Johansson foi uma das primeiras, mas não foi a última celebridade a sofrer as consequências do roubo de fotos pessoais do seu smartphone. A vítima mais recente é a famosa actriz da aclamada série Mad Men, Christina Hendricks, que viu publicadas na Internet fotos suas em roupa interior. Este caso volta a pôr em causa a segurança dos smartphones e evidencia a necessidade de integrar soluções de segurança nestes dispositivos. Já existem produtos no mercado, como o Kaspersky Mobile Security, que permitem bloquear o telefone e eliminar seu conteúdo de forma remota; assim, em caso de roubo, os dados pessoais e fotos estão a salvo dos delinquentes.

A verdade é que os programas maliciosos e os ataques a smartphones em geral estão cada vez mais complexos. A maioria dos detectados pela Kaspersky Lab no último ano tinha, de uma forma ou outra, o objectivo específico de roubar dinheiro aos utilizadores. O número total de ameaças por ano multiplicou-se por 6,4 e, só em Dezembro de 2011, a Kaspersky Lab agregou às suas bases antivírus mais descrições de programas maliciosos móveis que no período compreendido entre 2004 e 2010.

O mais importantes para evitar cair nas malhas destes ataques é contar com uma protecção completa que, ao mesmo tempo, não seja complicada de funcionar e que se adapte ao conceito das apps que têm vindo a dar tanto sucesso aos smartphones. Não existe tanto malware para as plataformas móveis como para os sistemas Windows, mas a verdade é que, durante o último ano, estas ameaças têm crescido de forma alarmante.

O Kaspersky Mobile Security protege os dispositivos móveis contra diferentes ameaças, evitando que os dados pessoais caiam nas mãos de cibercriminosos. O produto protege o smartphone contra os programas maliciosos e o spam, bloqueia os telefonemas não desejados, elimina os dados e bloqueia o telefone de forma remota, oculta ou mostra os dados relativos a um determinado contacto, ajuda a encontrar o dispositivo em caso de perda ou roubo, controla as actividades das crianças e oferece informação sobre a sua localização.

Acerca da Kaspersky Lab:

Kaspersky Lab é a maior companhia antivírus da Europa. A Kaspersky Lab proporciona uma das protecções mais imediatas do mundo contra ameaças à segurança informática, incluindo vírus, spyware, crimeware, hackers, phishing e correio spam. A companhia está entre os quatro primeiros fabricantes mundiais de soluções de segurança informática para utilizadores finais. Os produtos e soluções da Kaspersky Lab proporcionam um dos tempos de resposta mais rápidos e níveis de detecção mais elevados da indústria, tanto para utilizadores particulares, pequenas e médias empresas e grandes corporações, como para ou ambiente informático móvel. A tecnologia da Kaspersky® também está incluída em produtos e serviços de outros criadores de soluções de segurança líderes da indústria informática. Leia mais na nossa página www.kaspersky.pt. Para conhecer as últimas novidades em antivírus, antispyware e outros aspectos e tendências em segurança informática, visite www.securelist.com.

© 1997 - 2014 Kaspersky Lab ZAO.