Protecção infantil na Internet: saber distinguir os amigos dos inimigos

07 fev 2011

A Internet faz parte da vida diária de todos os jovens. Das redes sociais aos jogos online mais populares, passando pelo download de conteúdos ou aplicações, pelo vídeo em streaming ou inclusive pela TV em directo, os jovens passam cada vez mais tempo ligados à Internet. Mas, embora as suas vidas sejam enriquecidas com novos conhecimentos e experiências, também enfrentam ameaças que representam um perigo muito real. A Kaspersky Lab junta-se à celebração do Dia Internacional da Internet Segura (a 8 de Fevereiro de 2011) tendo criado um website dedicado onde se encontram informações e vídeos sobre segurança online, em www.itsmorethanagame.eu.

A Kaspersky Lab, líder no desenvolvimento de sistemas de protecção contra software malicioso, ataques de hackers e spam, junta-se à celebração deste dia, ajudando a compreender o nível de risco que as nossas crianças e jovens enfrentam, como são afectados e como podemos protegê-los de conteúdos inadequados e ataques de malware, de intimidações (ou cyber-bullying), do uso indevido dos seus dados pessoais, de downloads ilegais, ou da violação de direitos de autor.

Pesquisas recentes publicadas pela organização EU Kids Online indicam que cerca de três quartos (74 por cento) dos jovens entre os nove e os 16 anos usam a Internet para jogar, e mais de metade (57 por cento) possuem um perfil numa ou mais redes sociais[1]. O mais recente Global Habbo Youth Survey também mostra uma inclinação crescente entre os adolescentes para a partilha de ficheiros (sobretudo música), nos 39 por cento, e para as compras online, nos 25 por cento[2]. Contudo, a investigação da EU Kids Online também concluiu que um em cada oito (12 por cento) dos jovens entre os nove e os 16 anos já se sentiu perturbado ou incomodado com algo que encontrou online.

“Os pais, como é normal, têm a obsessão de manter os seus filhos afastados de qualquer perigo”, constata Vanessa González, directora de Marketing da Kaspersky Lab Iberia. “É evidente que isto nem sempre é possível, mas podemos fazer muito para minimizar o risco, tanto na vida real como no mundo digital”.

A Kaspersky Lab já conta com uma experiência de mais de 10 anos no desenvolvimento de soluções de segurança na Internet, entre as quais se destaca o seu sistema de controlo parental extremamente sofisticado mas muito simples de instalar e utilizar. Com este sistema, os pais podem limitar o acesso dos seus filhos à Internet, bloquear o acesso a determinados conteúdos e controlar o uso que os jovens fazem das principais aplicações do mundo digital: correio electrónico, páginas Web, redes sociais, jogos...

“Sabemos perfeitamente que a tecnologia, por si só, não é suficiente”, sublinha Vanessa González. “Trata-se de conhecer verdadeiramente o que enfrentamos, para adoptar uma série de hábitos de utilização do PC, como já fazemos em muitas outras facetas da vida diária”. “Proteger os jovens quando utilizam a tecnologia e a Internet significa falar-lhes dos perigos a que estão sujeitos, ensinar-lhes que tecnologia pode dar-lhes a protecção de que necessitam para navegar de forma segura, e de que forma usá-la, mas também transmitir-lhes que a principal arma contra o cibercrime é o bom senso”.

A este respeito, Vanessa Gonzalez aconselha os pais que estimulem os seus filhos a pensar duas vezes antes de publicar fotografias online ou divulgar informações pessoais, informá-los sobre como bloquear contactos não desejados, proteger a sua identidade e os seus conteúdos digitais. Além disso, que percebam qual a configuração de segurança que mais convém para cada um dos sites que visitam, e a responsabilidade que implica a partilha de ficheiros, assim como consciencializá-los a fazerem apenas downloads legais.

Para mais informações sobre as actividades em torno do Dia Internacional da Internet Segura 2011, por favor visite: www.saferinternet.org.

Fontes

[1] Risks and safety on the internet: The perspective of European children. Initial findings from the EU Kids Online survey of 9-16 year olds and their parents, 21 October 2010.

[2] Global Habbo Youth Survey 2008, published by Sulake, Finland 2008

Acerca da Kaspersky Lab:

Kaspersky Lab é a maior companhia antivírus da Europa. A Kaspersky Lab proporciona uma das protecções mais imediatas do mundo contra ameaças à segurança informática, incluindo vírus, spyware, crimeware, hackers, phishing e correio spam. A companhia está entre os quatro primeiros fabricantes mundiais de soluções de segurança informática para utilizadores finais. Os produtos e soluções da Kaspersky Lab proporcionam um dos tempos de resposta mais rápidos e níveis de detecção mais elevados da indústria, tanto para utilizadores particulares, pequenas e médias empresas e grandes corporações, como para o ambiente informático móvel. A tecnologia da Kaspersky® também está incluída em produtos e serviços de outros criadores de soluções de segurança líderes da indústria informática. Leia mais na nossa página www.kaspersky.pt

.

© 1997 - 2014 Kaspersky Lab ZAO.