O negócio dos passaportes clonados na Internet

26 jul 2011

O mercado negro dos passaportes biométricos clonados cresce a cada ano, à semelhança do dos cartões de crédito. Mais uma vez, a Internet é o lugar eleito para fazer crescer estes negócios que, graças ao anonimato, permite levar à prática estas actividades criminosas.

Segundo afirma Dmitry Bestuzhev, director para América Latina da equipa Global de Investigação e Análise (GReAT) da Kaspersky Lab sobre o mercado negro de venda de passaportes clonados, “antes, os passaportes falsificados que se encontravam eram cópias simples e fáceis de detectar. Mas o sistema evoluiu de forma notável e estes documentos passaram a incluir dados biométricos”.

A Kaspersky Lab encontrou na Internet ofertas de passaportes clonados de 139 nacionalidades diferentes, incluindo tecnologias de segurança avançadas, como é o caso da biometria. O preço destes documentos depende em grande medida da nacionalidade e oscila entre os 600 e os 900 euros.

Acerca da Kaspersky Lab:

Kaspersky Lab é a maior companhia antivírus da Europa. A Kaspersky Lab proporciona uma das protecções mais imediatas do mundo contra ameaças à segurança informática, incluindo vírus, spyware, crimeware, hackers, phishing e correio spam. A companhia está entre os quatro primeiros fabricantes mundiais de soluções de segurança informática para utilizadores finais. Os produtos e soluções da Kaspersky Lab proporcionam um dos tempos de resposta mais rápidos e níveis de detecção mais elevados da indústria, tanto para utilizadores particulares, pequenas e médias empresas e grandes corporações, como para ou ambiente informático móvel. A tecnologia da Kaspersky® também está incluída em produtos e serviços de outros criadores de soluções de segurança líderes da indústria informática. Leia mais na nossa página www.kaspersky.pt. Para conhecer as últimas novidades em antivírus, antispyware e outros aspectos e tendências em segurança informática, visite www.securelist.com.