Kaspersky Lab divulga estatísticas sobre ameaças de segurança obtidas através das suas tecnologias cloud

21 dez 2011

As estatísticas foram obtidas através da Kaspersky Security Network (KSN), um sistema na nuvem que monitoriza e reage imediatamente às ameaças. Esta rede conta actualmente com mais 50 milhões de computadores que exploram continuamente informação sobre fontes de infecções e actividade suspeita em todo mundo. Assim que a informação é processada, todos os dados são colocados à disposição dos computadores ligados à nuvem, juntamente com uma completa análise estatística, através do site www.securelist.com.

Estas estatísticas cobrem quatro tipos de ameaças: locais (por exemplo, as que se detectam nos computadores durante a verificação de ficheiros); ameaças Web, detectadas quando se carregam páginas web; ataques de rede; e vulnerabilidades. Estas categorias são mostradas através de três modos de visualização (displays) diferentes, oferecendo ao utilizador a opção de escolher como quer ver apresentada a informação. O modo de apresentação mais completo é o world map (“mapa do mundo”), onde se indica com diferentes cores o rácio de infecção – do verde, para regiões seguras, até o vermelho escuro, para zonas severas de malware.

Este mapa, além disso, é interactivo: passando com o cursor sobre os diferentes países, é possível ver o nível global de infecção. Quando se faz clique num país, são mostradas estatísticas detalhadas sobre ameaças previamente eleitas pelos utilizadores, bem como as 10 principais ameaças. Esta configuração permite ver os números de um dia, de uma semana ou de um mês, permitindo ter uma visão instantânea dos ataques a curto prazo, bem como uma visão panorâmica da segurança geral no ciberespaço de um determinado país.

A segunda opção é um gráfico que mostra claramente o nível geral de infecção num país. Fazendo clique no diagrama, o utilizador pode, por exemplo, aceder a um ecrã com um mapa do país, ou à informação sobre as 10 ameaças mais comuns.

A terceira opção é uma lista dos países que são atacados mais frequentemente, a nível local ou regional, indicando o nível de infecção ou a percentagem de ataques.

Além disso, todos estes ecrãs podem ser exportados em formato de imagem (PNG), de forma a poderem ser enviadas online ou publicadas em revistas, com atractivos gráficos a cores.

“Uma ferramenta como esta, baseada em dados recebidos de milhões de utilizadores a nível global, é essencial para a detecção e controlo de ameaças”, afirma Alexander Gostev, Chief Security Expert da Kaspersky Lab. “O nosso sistema na nuvem permite não só bloquear ameaças, como também identificar todo o tipo de incidências, tanto a nível local como global, em tempo real. Até agora, esta informação estava disponível para os peritos da nossa organização; agora, é com prazer que proporcionamos estes dados também aos nossos clientes, aos meios de comunicação e aos nossos colegas da indústria da segurança”.

As estatísticas estão já disponíveis no site http://www.securelist.com/statistics. Para poder vê-las, é necessário ter um browser que suporte Adobe Flash.

Acerca da Kaspersky Lab:

Kaspersky Lab é a maior companhia antivírus da Europa. A Kaspersky Lab proporciona uma das protecções mais imediatas do mundo contra ameaças à segurança informática, incluindo vírus, spyware, crimeware, hackers, phishing e correio spam. A companhia está entre os quatro primeiros fabricantes mundiais de soluções de segurança informática para utilizadores finais. Os produtos e soluções da Kaspersky Lab proporcionam um dos tempos de resposta mais rápidos e níveis de detecção mais elevados da indústria, tanto para utilizadores particulares, pequenas e médias empresas e grandes corporações, como para ou ambiente informático móvel. A tecnologia da Kaspersky® também está incluída em produtos e serviços de outros criadores de soluções de segurança líderes da indústria informática. Leia mais na nossa página www.kaspersky.pt. Para conhecer as últimas novidades em antivírus, antispyware e outros aspectos e tendências em segurança informática, visite www.securelist.com.

© 1997 - 2014 Kaspersky Lab ZAO.