Começam as compras de Natal - Conhece os riscos das compras online?

25 nov 2010
Notícias de Negócios

Utilize palavras-chave seguras para as suas contas de comprasFazer compras de Natal através da Internet é uma opção cada vez mais frequente entre os portugueses. A comodidade de adquirir roupa, livros ou tecnologia, sem necessidade de se deslocar a lojas cheias de gente, é agora um luxo ao alcance de todos. No entanto, é necessário tomar as medidas de precaução adequadas e saber como se proteger dos perigos da Internet. Imagine só que seria se alguém conseguisse interceptar os dados do seu cartão de crédito e começasse a fazer compras em seu nome...

A Kaspersky Lab dá alguns conselhos simples que, se seguidos, tornarão certamente as compras online muito mais seguras.

Os riscos são reais e não param de crescer. A Kaspersky Lab identifica todos os dias mais de 36.000 novas ameaças na Internet, entre as quais programas maliciosos capazes de aceder às palavras-chave dos utilizadores, roubar dados dos seus cartões de crédito e utilizá-los para fazer compras, esgotar a sua capacidade de crédito e destruir a sua reputação online, muito antes de as vítimas darem sequer conta do que está a acontecer.

A última versão do software de segurança Kaspersky PURE ajuda o utilizador a proteger o seu computador contra estas ameaças. O Kaspersky PURE inclui tecnologia avançada, amplamente reconhecida e premiada, para proteger os lares e garantir a segurança dos computadores de toda a família contra qualquer tipo de contaminação digital e ciber-ameaça, incluindo spam, infecções por vírus e roubos de identidade. Também protege contra a perda de ficheiros valiosos como fotografias e música, e inclui filtros de controlo parental avançados para ajudar a proteger jovens e crianças enquanto navegam.

Quanto mais carregamos o nosso computador com conteúdos e mais o utilizamos, mais atractivo este se torna aos olhos dos criminosos e vulnerável a ameaças externas. Se, no mundo real, não daríamos as chaves da nossa casa a um estranho, ou não compraríamos numa loja que não nos inspirasse confiança, tampouco o deveríamos fazer no mundo virtual. Na Kaspersky Lab acreditamos que as pessoas têm o direito de desfrutar de todas as possibilidades que a Internet e as novas tecnologias oferecem, estando completamente protegidos e sem ter que se preocupar com a sua segurança.

A mais recente versão do Kaspersky PURE inclui, por isso, novas funcionalidades avançadas e uma interface de utilizador melhorada, para que qualquer um possa instalar e gerir o software, independentemente do seu nível de conhecimentos.

Conselhos para uma compra on-line segura:

1. Em caso de dúvida, compre noutro lado
    Há muitas pequenas lojas online que são dignas de confiança. No entanto, se apenas efectuam os envios depois de um pagamento antecipado, não são claros a dizer onde estão localizados ou tentam seduzir com preços inacreditavelmente baixos, aconselhamos a que desconfie.
  2. Vigie o seu cartão de crédito
    Introduza os seus dados apenas em páginas com encriptação SSL: estas páginas começam por ‘https://’ e o computador deve apresentar um cadeado fechado para indicar que a encriptação é fiável. Desta forma, a transmissão dos seus dados estará protegida, embora não chegue para garantir que o vendedor ir+a processar convenientemente esses dados. Verifique os extractos do seu cartão com regularidade e considere a opção de utilizar serviços online do tipo ‘PayPal’.
  3. Utilize palavras-chave seguras para as suas contas de compras
    A maioria das lojas virtuais permite aos clientes criarem contas de utilizador pessoais. Neste caso, é conveniente registar passwords que não sejam fáceis de decifrar, especialmente se na sua conta também estão armazenados dados sobre os seus cartões de crédito.
  4. Não confie nos emails que avisam sobre possíveis consequências negativas se não seguir certas instruções
    São mensagens de ‘phishing’: de uma maneira geral, fingem que são provenientes da PayPal, eBay ou de um banco, e advertem para a possibilidade de a conta ser encerrada se não confirmar o seu nome de utilizador e palavra-chave. Não aceda a qualquer dos links que vêm nestas mensagens.
  5. Mantenha o computador limpo e protegido
    Os vírus e Trojans modernos são invisíveis – infectam silenciosamente o seu sistema e manipulam as suas transacções bancárias ou obtêm os detalhes dos cartões quando os introduz no seu computador. Para reduzir o risco de infecção, mantenha o antivírus actualizado.

Mais informações sobre o Kaspersky PURE disponíveis em www.kaspersky.pt.

Sistemas Operativos Suportados:

Microsoft Windows XP Home Edition (Service Pack 2 ou superior), Microsoft Windows XP Professional Edition (Service Pack 2 ou superior), Microsoft XP Professional x64 Edition (Service Pack 2 ou superior) Microsoft Windows Vista Home Basic (32/64 bit), Microsoft Windows Vista Home Premium (32/64 bit), Microsoft Windows Vista Business (32/64 bit), Microsoft Windows Vista Enterprise (32/64 bit), Microsoft Windows Vista Ultimate (32/64 bit), Microsoft Windows 7 Home Premium (32/64 Bit) Microsoft Windows 7 Professional (32/64 Bit), Microsoft Windows 7 Ultimate (32/64 Bit).

Preços e disponibilidade:

Kaspersky PURE: 79,95 € (3 utilizadores/1 ano).

Também disponível para 1 e 5 utilizadores.

Acerca da Kaspersky Lab:

Kaspersky Lab é a maior companhia antivírus da Europa. A Kaspersky Lab proporciona uma das protecções mais imediatas do mundo contra ameaças à segurança informática, incluindo vírus, spyware, crimeware, hackers, phishing e correio spam. A companhia está entre os quatro primeiros fabricantes mundiais de soluções de segurança informática para utilizadores finais. Os produtos e soluções da Kaspersky Lab proporcionam um dos tempos de resposta mais rápidos e níveis de detecção mais elevados da indústria, tanto para utilizadores particulares, pequenas e médias empresas e grandes corporações, como para ou ambiente informático móvel. A tecnologia da Kaspersky® também está incluída em produtos e serviços de outros criadores de soluções de segurança líderes da indústria informática. Leia mais na nossa página www.kaspersky.pt. Para conhecer as últimas novidades em antivírus, antispyware e outros aspectos e tendências em segurança informática, visite www.securelist.com.